Novo vírus que altera boletos gerados na internet

Novo vírus que altera boletos gerados na internet afim de desviar o pagamento

Este aviso é principalmente para quem costuma pagar contas pela internet. Todo cuidado é pouco, pois recentemente foi descoberto um vírus que altera boletos gerador pela internet. O alerta foi divulgado pelo site linha defensiva, o qual é um site brasileiro especializado em segurança.

O aviso começou no dia 15 de Abril, eles informaram que o malware é capaz de alterar a numeração da linha do código de barras das faturas emitidas pelos sites, desviando assim o destino do pagamento.

Modus Operandi dos estelionatários

Muito bem planejada, a fraude acontece da seguinte forma: Primeiro o vírus verifica a existência de softwares de segurança dos bancos e tenta fazer a remoção. A seguir, desativa o firewall do sistema operacional, realiza uma cópia de si mesmo com um nome qualquer e se auto-configura para ser iniciado junto com o computador quando o mesmo é ligado.

Estando devidamente infiltrado no sistema operacional ( Windows ), o vírus fica na moita só monitorando o que estamos fazendo no PC, detectando quando algum boleto é aberto no navegador. Quando isso acontece, ele altera a numeração do boleto, fazendo com que dessa forma, o pagamento da conta de luz por exemplo, seja direcionado para uma conta fraudulenta.

Ou seja, se você não paga diretamente em seu computador, mas gosta de imprimir o boleto para pagar em Casas Lotéricas ou no Caixa do Banco, a numeração do código de barras foi alterada e você terá caído no golpe da mesma forma.

Leia também: site falso do Groupon

O que você pode fazer para se defender?

O vírus não altera os dados legíveis do boleto, tais como valores, data de vencimento. nomes e logons dos bancos, por isso é difícil a pessoa não cair no golpe, pois na prática tudo permanece igual. Como o golpe não funciona a partir de um site ou navegador em específico, isso permite ao vírus atuar alterar documentos de pagamento gerados a partir de qualquer instituição financeira ( inclusive Bancos ).

O Site Linha Defensiva, forneceu algumas dicas importantes afim de minimizar ao máximo ser vitimado pelo golpe:

01 Quando o código de barras é corrompido, o mesmo apresenta espaços em branco, e são esses espaços os responsáveis pelo erro de leitura nos caixas eletrônicos ou aplicativos baseados que se baseiam no QR Code;

02 As numerações modificadas das linhas digitáveis dos documentos sempre são parecidas. Dessa forma, ao emitir mais de um boleto, da pra perceber uma número muito parecida;

03 Pra finalizar, o logotipo dos bancos nem sempre correspondem aos seu correto código de identificação.

Abaixo coloquei 02 imagens de um boleto normal e o outro alterado. Informações adicionais, é só clicar aqui.

Aqui o boleto normal que usaríamos para pagar uma conta depois de imprimir por exemplo:

alterar boletos 01

Já na figura abaixo, você pode notar que o código de barras apresenta alguns espaços em branco, e é isso que gera a numeração “errada”, fazendo com que o valor pago vá para a conta de um criminoso ou quadrilha qualquer:

alterar boletos 02

Eduardo Pablo

About Dudararidade

Tecnologia para facilitar a sua vida Um compromisso que surge após a INFOXBOX prestar ajuda aos amigos em comum de novas tecnologias, se tornando assim um ponto de encontro saudável para usuários que desejam ficar por dentro de Notícias e Tecnologias.

GOSTOU DESTE TUTORIAL? Então clique e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>