MARKETING DE REDE, Oportunidade Promissora

Por Nélida Collinetti

  • Depois de algum tempo pesquisando Marketing de Rede, resolvi compartilhar o que tenho visto. Podemos dizer que uma boa tradução para a palavra marketing seria “comercialização”. Assim, poderíamos dizer que Marketing de Rede significa algo como “Comercialização de Rede”.
  • O Marketing de Rede também é conhecido como Marketing Multinível, isto é, comercialização em múltiplos níveis. Trata-se de uma inovadora maneira de levar produtos e serviços do fabricante até o consumidor.
  • O Marketing de Rede surgiu nos Estados Unidos em 1959, mas chegou no Brasil somente em 1990. Portanto, é uma ideia bastante nova em nosso país, não tendo sido ainda muito bem assimilada pela nossa cultura. No mundo todo, o marketing de rede movimenta mais de cem bilhões de dólares todo ano e já tornou muitas pessoas milionárias. Vale salientar que essas são pessoas comuns, como eu e você, que enxergaram no marketing de rede a grande oportunidade de mudar sua vida.
marketing de rede

  • Todos nós já praticamos marketing de rede, mas sem ganhar dinheiro.
  • Na verdade pude perceber que o marketing de rede não é um bicho-de-sete-cabeças, pelo contrário, a grande maioria das pessoas já faz marketing de rede no seu dia-a-dia. Você mesmo, provavelmente, já faz. Apenas não ganha dinheiro com isso. Quer ver como estou falando a verdade? Nós recomendamos tudo o que gostamos para os outros: filmes no cinema, fitas de vídeo, CDs, restaurantes, danceterias, cafés etc e, com isso, muitas empresas acabam ficando milionárias por causa desta propaganda “boca-a-boca”.
  • Um bom exemplo disso é um determinado suco. Graças à propaganda “boca-a-boca”, esse suco tornou-se um absoluto sucesso de vendas. Tanto que a empresa resolveu fazer uma propaganda na televisão para agradecer seus consumidores por tal divulgação (gratuita!).
  • Agora imagina se esta empresa pagasse para cada pessoa que divulgou seu produto. Pois é exatamente assim que funciona uma empresa de marketing de rede. Ela paga você para fazer o que você já faz sem ganhar nada: propaganda boca-a-boca.
  • Por não entenderem muito bem a ideia do marketing de rede, algumas pessoas já o classificaram como “golpe“, “esquema de pirâmide” etc. No entanto, essas ideias foram totalmente efetuadas há muitos anos. Só para você ter uma ideia, durante 20 anos o marketing de rede foi severamente investigado nos Estados Unidos sob suspeita de ser um método de “pirâmide” ilegal, até que, finalmente, em 1979, a empresa Amway, uma das originadoras da ideia, foi declarada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos como uma empresa legítima. Consequentemente, o marketing de rede também foi considerado um método  genuíno de comercialização.
  • Pude ver que o marketing de rede é uma forma totalmente legítima de levar produtos ou serviços até o consumidor. E é melhor do que o mercado tradicional, porque ele recompensa as pessoas que estão divulgando esses produtos ou serviços.
  • As empresas que trabalham com o sistema de marketing de rede estão entre as que mais crescem no mundo (Avon, Natura, Yakult, CresceNet, GDI, PhoneClub, Herbalife, etc…), tomando inclusive grandes fatias do mercado de poderosas empresas tradicionais que sempre foram líderes em seus segmentos. Tanto isso é verdade que empresas de renome internacional como Colgate-Palmolive, Gillete e Coca-Cola já estão lançando programas de marketing de rede em algumas de suas linhas de produtos. Essas e outras grandes empresas perceberam o grande poder do marketing de rede em cativar e fidelizar clientes e concluíram que não poderão fazer face a este “rolo compressor” usando apenas os métodos tradicionais de marketing.
  • Podemos até arriscar dizer que no futuro, somente as empresas que trabalharem no sistema de marketing de rede conseguirão sobreviver. Pois pense um pouco: por que alguém iria continuar comprando de uma empresa que não lhe paga nada, quando existem empresas concorrentes pagando para sermos seus consumidores e revendedores?
Eduardo Pablo

About Dudararidade

Tecnologia para facilitar a sua vida Um compromisso que surge após a INFOXBOX prestar ajuda aos amigos em comum de novas tecnologias, se tornando assim um ponto de encontro saudável para usuários que desejam ficar por dentro de Notícias e Tecnologias.

GOSTOU DESTE TUTORIAL? Então clique e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>