Primeiros passos de um Exoesqueleto robótico

Primeiros passos de um Exoesqueleto robótico

  • Na última segunda-feira dia 07/04/2014, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis publicou em sua página do Facebook um vídeo do projeto exoesqueleto robótico, onde os primeiros passos são embalados ao som da trilha sonora do filme missão impossível. O cientista almeja que o prejeto possibilite fazer uma criança tetraplégica dar o chute inicial da Copa do Mundo de 2014.

O exoesqueleto robótico deu seus seis primeiros passos sem a presença de uma pessoa durante o vídeo. Pela primeira vez Nicolelis demonstrou o exoesqueleto robótico andando sozinho.

exoesqueleto robotico nicolelis resized

Primeiros passos de um Exoesqueleto robótico

“Muitos disseram que a missão era impossível. Mas a 66 dias da abertura da Copa, exoesqueleto do Projeto Andar de Novo dá os primeiros 6 passos no chão. Acompanhe nesse videoclipe o momento histórico”, disse na publicação do vídeo.

  • Walk Again Project – Nicolelis, um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American, trabalha com uma equipe de 170 pesquisadores internacionais no projeto Walk Again Project (Andar de novo, traduzido para o português).  A equipe é composta por pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, e do Instituto de Neurociências em Natal, dirigido por ele.

Inumeras experiências foram feitas com macacos e com um corpo artificial. Elas mostraram como a robótica pode ser uma grande aliada de pessoas com deficiência física em busca de movimentos até então impossíveis.

  • O projeto do exoesqueleto permitirá a conexão do cérebro do paciente ao equipamento, assim o usuário poderá controlar o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como interface cérebro-máquina, em que Nicolelis e já teve resultados relevantes.

Recentemente, Nicolelis também divulgou outro vídeo em que um paciente controlava o exoesqueleto robótico. Segundo o cientista, oito pacientes que fazem parte do projeto já estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto com ajuda da atividade elétrica cerebral.

Quando um jovem tetraplégico conseguir dar o primeiro chute da Copa do Mundo, Nicolelis acredita que vai provar para o mundo algo muito importante. O pontapé feito com uma perna robótica será capaz de mostrar que o Brasil é mais do que o país do futebol.

Eduardo Pablo

About Dudararidade

Tecnologia para facilitar a sua vida Um compromisso que surge após a INFOXBOX prestar ajuda aos amigos em comum de novas tecnologias, se tornando assim um ponto de encontro saudável para usuários que desejam ficar por dentro de Notícias e Tecnologias.

GOSTOU DESTE TUTORIAL? Então clique e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>