Projeto inovador cria mão robótica como a de Luke Skywalker

Projeto inovador cria mão robótica como a de Luke Skywalker

A empresa DARPA em parceria com pesquisadores da Case Western University, criaram o uma tecnologia robótica que pode devolver a capacidade de tato, utilizando o novo Flat Interface Nerve Electrode (FINE). Esse tipo de tecnologia até hoje só foi idealizada e vista em filmes de ficção científica.

O RE-NET, é o programa no qual a tecnologia foi desenvolvida, e estuda a viabilidade e longevidade de interfaces neurais conectadas ao cérebro. Com essa tecnologia o cérebro ligado a um eletrodo pode provê a resposta sensorial direta, graças à ligação aos nervos reais que permaneceram intactos no membro do paciente.

mao robotica Luke Skywalker

Mão robótica

Esta nova técnica revoluciona as atuais próteses, visto não depender de um feedback/ retorno visual, como ocorre nas próteses convencionais. Sendo assim o usuário da prótese só precisa sentir ou tocar o objeto em questão, sem visualiza-lo. O usuário recebe os impulsos elétricos que os sensores do braço robótico registram ao entrar em contato com qualquer superfície, o que faz o cérebro, reconhecer a mão robótica como de uma mão de verdade.

Tal tecnologia só foi vista em filmes, o revolucionário filme Stasr Was, Episódio V, idealizou uma mão biônica onde o ator principal Luke Skywalker recebe uma, após ter sua mão amputada.

“O programa RE-NET a DARPA assume a missão de dar aos veteranos que foram feridos nas guerras as próteses mais avançadas que nossa tecnologia pode criar” – disse Jack Judy, coordenador do estudo, complementando ainda “Esperamos que estas habilidades de controle e resposta sensorial possam aumentar e que isso se torne algo amplamente disponível no futuro”.

Há inúmeros projetos relacionados a próteses, porem nenhum tinha conseguido devolver a sensibilidade com este nível de precisão.

Vídeo que mostra os testes com o braço robótico

Eduardo Pablo

About Dudararidade

Tecnologia para facilitar a sua vida Um compromisso que surge após a INFOXBOX prestar ajuda aos amigos em comum de novas tecnologias, se tornando assim um ponto de encontro saudável para usuários que desejam ficar por dentro de Notícias e Tecnologias.

GOSTOU DESTE TUTORIAL? Então clique e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>