Vinte e sete mil pessoas processam a Apple por violação de privacidade no iPhone

Ação movida na Coreia do Sul pede 26 milhões de dólares como indenização por conta da captura de dados de localização de usuários.

Um megaprocesso está sendo movido na Coreia do Sul contra a Apple, por conta da captura de dados de usuários do iPhone, segundo informações publicadas pela MSNBC.

 O grupo, que reúne cerca de 27 mil pessoas, afirma que a empresa violou a privacidade de seus consumidores ao capturar informações sobre a localização sem autorização, e pede 26 milhões de dólares como indenização.

 Em grupo, o valor pode parecer alto, mas a indenização individual seria de menos de mil dólares. A primeira audiência no caso deve acontecer até novembro.

Em junho, a Apple já tinha sido condenada a pagar o equivalente a 1.500 reais a um advogado coreano que se sentiu espionado pela empresa.

 No mês de abril, pesquisadores da área de segurança Pete Warden e Alasdair Allan, revelaram que o smartphone da Apple registrava informações sobre localização com frequência e depois compartilhava esses dados com o computador, toda vez que usuário sincronizava o celular.

 Com o uso de um programa, segundo os especialistas, é possível capturar esses dados, o que significa que qualquer um que tenha acesso ao aparelho pode saber com certa facilidade por onde o dono do celular tem andado. E isso não é tudo: o smartphone coletava e armazenava dados de posicionamento mesmo com o recurso de localização desligado. O caso gerou uma investigação do Congresso dos Estados Unidos e processos individuais de usuários contra a Apple, por conta de acusações de violação de privacidade. A Apple admitiu o problema (chamado de bug) e prometeu uma correção, lançada em maio.

Eduardo Pablo

About Dudararidade

Tecnologia para facilitar a sua vida Um compromisso que surge após a INFOXBOX prestar ajuda aos amigos em comum de novas tecnologias, se tornando assim um ponto de encontro saudável para usuários que desejam ficar por dentro de Notícias e Tecnologias.

GOSTOU DESTE TUTORIAL? Então clique e compartilhe